W Check Brasil

Carros Elétricos no Brasil
Nos próximos cinco anos,
73% dos consumidores têm interesse
em adquirir veículos elétricos

O ano de 2021 marcou a mobilidade urbana. O mercado de carros elétricos cresceu, ao passo que as empresas automotivas passaram a dar mais atenção para a agenda ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa)

Ainda que com desafios, a eletrificação da mobilidade no Brasil ganhou força em 2021 e a venda de veículos elétricos cresceu quase duas vezes em comparação com o ano anterior. Até novembro, foram vendidos 30.445 veículos elétricos puros e híbridos. Em 2020, o total de vendas do ano foi de 19.745 .As informações são da ABVE (Associação Brasileiro do Veículo Elétrico) com base em dados do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores).  

Associação Brasileiro do Veículo Elétrico estimou para ano uma venda de 28mil veículos , porém a frota atual ultrapassou essa estimativa , Assim, a frota de automóveis e comerciais leves eletrificados em circulação chega a quase 73 mil.

Os modelos híbridos lideram o mercado, representando 58% das vendas no ano. Apenas de modeloss híbridos plug-in os emplacamentos respondem por 34% do total, com 10,3 mil veículos.

O mercado de elétricos puros surpreendeu no desempenho, com crescimento de 5% para 7% do total de eletrificados vendidos no país. Nos primeiros onze meses do ano foram 2,1 mil unidades, volume muito maior do que em 2020, que registrou 801 carros emplacados, e em 2019, que teve 538 licenciamentos de modelos com a tecnologia.

No mercado nacional, algumas fabricantes se destacam na corrida pela eletrificação, como a Toyota e a Stellantis. A montadora japonesa sai na frente e tem como meta tornar todo o seu portfólio em modelos híbridos até 2025. Enquanto Stellantis tem planos para se transformar na primeira grande montadora a produzir veículo 100% elétrico em grande escala.

Publicado em 28/12/21
Fonte : Automoveisbusiness